IMG-LOGO
(86) 99422-6499

CNJ RECOMENDA FINALIZAÇÃO DO CONCURSO DE CARTÓRIOS DO PIAUÍ

19 de abril de 2021

A Corregedoria Nacional de Justiça recomendou a finalização do Concurso dos Cartórios do Estado, em inspeção virtual realizada na última sexta-feira (16), na Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí.

A demora na conclusão do concurso, que se arrasta há mais de 7 anos, sobrecarrega o sistema cartorário do Estado e consequentemente o serviço prestado à população.

Atualmente, a realidade do Piauí é que a grande maioria dos cartórios não são geridos por titulares, mas por interinos indicados pelo TJ-PI, os quais não dispõem de uma administração independente e livre finaceiramente para investir e modernizar o cartório.

O advogado Ian Cavalcante, Vice-Presidente da Comissão Nacional de Direito Notarial e Registral do Conselho Federal da OAB, representou a advocacia durante a inspeção. “Ficamos felizes com os resultados e pontuamos com essa presença a importância da advocacia como parte ativa neste processo de melhoria do serviço cartorário em nosso estado”, afirmou.

A presidente da ANOREG-PI, Fernanda Sampaio, corrobora com a urgência da finalização do concurso e parabeniza a OAB e a sua Comissão Nacional de Direito Notarial e Registral pela luta constante na homologação do concurso de cartórios do Piauí. “Acreditamos que com a posse dos candidatos, a prestação dos serviços extrajudiciais no Piauí terá grande melhoria e um salto na qualidade”, destaca.

A ANOREG-PI, por meio de sua presidente, sempre defendeu que os problemas relacionados ao tempo de atendimento e qualidade de serviço somente serão verdadeiramente resolvidos quando os concursados assumirem as suas devidas serventias.