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CERIPI: Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Piauí entrará em funcionamento

8 de maio de 2020

A Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Piauí (CERIPI) estará no ar a partir da próxima segunda-feira, 11 de maio. A CERIPI, implementada pela Associação de Notários e Registradores do Piauí (ANOREG-PI) e desenvolvida pela empresa brasiliense SAGRES, é a única Central de serviços registrais regularmente autorizada pelo Poder Judiciário a operar no Estado do Piauí. Os usuários poderão solicitar buscas e certidões de imóveis sem sair de casa por meio do site www.ceripi.com.br .

A CERIPI é uma plataforma integrada por todos os Oficiais de Registro de Imóveis do Piauí com o objetivo de receber, armazenar, concentrar e disponibilizar informações por meio eletrônico. Dessa maneira, os cidadãos e os cartórios de imóveis estarão conectados pela Central Piauiense, facilitando a troca de informações e serviços no Estado. Vale ressaltar que o Poder Judiciário e a Administração Pública terão acesso ao uso da Central de forma gratuita.

A instalação do sistema é uma determinação do Provimento nº 47/2015 da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, e a sua regularização para funcionamento encontra-se no Provimento nº 04/2019 da Vice-Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí.

No Piauí, os cartórios de registro de imóveis de Teresina, Pedro II, Piripiri, José de Freitas, Luís Correia, Parnaíba, Picos e Ribeiro Gonçalves já estão habilitados para os serviços solicitados por meio da CERIPI, após treinamento on-line realizado neste mês. Em breve, todos os cartórios de registro de imóveis do Piauí, que seguirão um calendário de treinamento, também estarão integrados à plataforma. A ANOREG-PI pretende habilitar todos os cartórios de registro de imóveis até o final do mês de agosto deste ano.

A presidente da ANOREG-PI, Fernanda Sampaio, destaca a importância da instalação da Central no Estado. “O sistema oferece agilidade, segurança jurídica e comodidade. O cadastro é rápido e intuitivo, na própria CERIPI tem o manual do usuário. É uma facilidade para o usuário, que pode ter o serviço que ele precisa sem sair de casa”, afirma. 

Inicialmente, a CERIPI contará apenas com os serviços de busca e certidão. E, gradativamente, outros módulos serão implantados, a exemplo de protocolo eletrônico, intimação, alerta de prazos, dentre outros. 

Serviços digitais

O módulo de pedido de Certidão Eletrônica possibilita ao usuário solicitar a emissão de vários tipos de certidões em qualquer cartório de registro de imóveis do Estado do Piauí. Expedida em formato eletrônico, a certidão possuirá fé pública e validade jurídica, podendo ser utilizada para a lavratura de escrituras públicas, contratos de financiamento imobiliário e quaisquer outros documentos públicos e particulares em geral.

Já a ferramenta de Busca Eletrônica possibilita a pesquisa da ocorrência de determinado CPF ou CNPJ nas bases de dados de todos os Registros de Imóveis do Estado do Piauí. Para efetuar a busca, o usuário deverá informar o CPF/CNPJ/Nome do proprietário do imóvel e os Cartórios onde a busca deverá ser realizada.

Para mais informações, o usuário pode acessar o site da CERIPI www.ceripi.com.br ou ligar para o número (86) 3305-0049, de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 13h (horário de Brasília), durante a pandemia. Também há o contato do Suporte Técnico da CERIPI: SAC 0800 9411-245.