IMG-LOGO
(86) 99422-6499

ANOREG PIAUÍ LANÇA CERIPI E REALIZA TREINAMENTO COM REGISTRADORES DE IMÓVEIS DO ESTADO

11 de dezembro de 2019

A ANOREG-PI lançou, oficialmente, nesta quarta-feira (11), a Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Piauí – CERIPI, em evento que contou com a presença da diretoria da Associação, registradores de imóveis, autoridades e representantes de classe.

Além da apresentação da plataforma, pela manhã, houve um treinamento, no turno da tarde, realizado pela empresa Sagres – desenvolvedora do sistema CERIPI – para registradores e colaboradores dos cartórios de Teresina, Pedro II, Piripiri e José de Freitas. Essa é a primeira etapa de capacitação dos registradores do Estado, que abrangerá todos os cartórios do Piauí em 2020. O sistema entra no ar em fase de teste no mês de janeiro do próximo ano, no seguinte endereço: www.ceripi.com.br.

A presidente da ANOREG-PI, dra. Fernanda Sampaio, destaca a importância da instalação da CERIPI. “O Piauí está entre os primeiros Estados do Nordeste a disponibilizar esse serviço online. Essa novidade facilitará o trabalho dos registradores de imóveis e também atendererá necessidades dos usuários, que poderão solicitar serviços via internet, na comodidade da sua casa ou de seu trabalho, sem precisar ir diretamente ao Cartório”, explica.

Na CERIPI, os usuários poderão solicitar buscas e certidões, entre outros serviços. Para o usuário requerer uma busca na Central, por exemplo, ele irá pagar inicialmente R$ 2,50, acrescido dos emolumentos destinados aos cartórios. Já o valor inicial de uma certidão custará R$ 9,00, mais o valor dos emolumentos.

“As instituições financeiras, que fizeram acordo com a ANOREG-PI, poderão enviar as alienações fiduciárias através da Central. O Poder Judiciário também utilizará o sistema agilizando os processos, aqueles que têm a necessidade de registros nos cartórios, por exemplo, a penhora”, acrescenta a presidente da Associação.

José Hilário, diretor da Sagres Informática, empresa de desenvolvimento de sistema e serviços da internet, ressalta que o sucesso do sistema desenvolvido para os cartórios do Estado do Mato Grosso do Sul servirá como exemplo de excelência para os cartórios do Piauí. “Desde que o CNJ publicou o Provimento nº 47/2015, que determina a criação de uma central eletrônica de registro de imóveis, todos os Estados têm se movimentado para aderir a esta determinação”.