IMG-LOGO
(86) 99422-6499

ANOREG-PI RECEBE ATIVISTA, ATRIZ E COMENDADORA SAFIRA BENGELL PARA CONVERSA ORIENTATIVA SOBRE DIREITOS HUMANOS E LGBTQIA+

26 de agosto de 2021

A ANOREG-PI recebeu na tarde de ontem (25/08) a Atriz, Ativista Cultural e Comendadora Safira Bengell para uma conversa orientativa sobre direitos humanos e LGBTQIA+ com as colaboradoras da Anoreg-PI, a secretária executiva Susane Lira e a auxiliar administrativa Lilian Miranda.

Safira Bengell é uma das mais representativas ativistas da diversidade cultural piauiense e recebeu como honraria a medalha do Mérito Renascença, a qual foi concedida pelo Governo do Estado do Piauí pelo ativismo cultural e ações humanitárias. Safira também foi uma das articuladoras da criação do Comitê Técnico de Cultura LGBT do MinC, sendo a primeira artista travesti a ter assento como sociedade civil neste comitê.

Uma grande luta e vitória de Safira Bengell foi ser a pioneira ao criar jurisprudência na justiça do Piauí, sendo a primeira no Brasil a ter o direito de modificar o prenome e os documentos de identificação.

Atualmente, o que Safira conseguiu com muita luta não necessita mais de ação judicial, uma vez que o Provimento 73, CNJ dispõe sobre a alteração do prenome e do gênero nos assentos de nascimento e casamento de pessoa transgênero, tudo de maneira extrajudicial em um cartório de Registro Civil.

Assim, hoje, toda pessoa maior de 18 anos poderá requerer em um cartório a alteração e a averbação do prenome e do gênero, a fim de adequá-los à identidade autopercebida.

A ativista destaca a importância do debate acerca do tema que ainda há amplos tabus para serem quebrados: “estamos nessa luta há décadas. Eu fui pioneira em muitos aspectos envolvendo a causa LGBTQIA+, como o exemplo da luta pela alteração do prenome e pela nossa aceitação na sociedade da forma como realmente somos”, destaca.

A presidente da Associação, Fernanda Sampaio, ressalta que o encontro faz parte das políticas de fomento à inclusão, cidadania e direitos humanos desenvolvidas pela ANOREG-PI. “Foi uma tarde muito proveitosa e de conhecimento para as nossas colaboradoras. Safira Bengell é uma figura essencial na luta LGBTQIA+ no Piauí e também no país”, finaliza a Presidente.

A tarde foi marcada por muita aprendizagem sobre diversidade, aceitação, representatividade e direitos. As colaboradoras da Anoreg-PI tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas com Safira Bengell, que além de contar um pouco da sua história de vida, também conversou sobre formas de tratamento e atendimento às pessoas LGBTQIA+.

O encontro com as colaboradoras foi acompanhado pela Presidente da Anoreg-PI, Fernanda Sampaio, pela 1ª Tesoureira, Nayara Sampaio, pelo consultor jurídico e assessor parlamentar, Eduardo Nehme, além do assessor de imprensa, Patrício Lima, oportunidade em que todos se beneficiaram com a conversa orientativa com.a ativista Safira Bengell.