IMG-LOGO
(86) 99422-6499

ANOREG-PI realiza curso de Grafotecnia e Documentoscopia para cartórios do Piauí

10 de maio de 2019

A ANOREG-PI realizou ontem, quinta-feira (09/05), no Luxor Hotel, no Centro de Teresina, um curso de grafotecnia e documentoscopia para tabeliães, registradores e escreventes de cartórios do Piauí, ministrado pelo dr. Luiz Gabriel Costa Passos, perito criminal com 35 anos de atuação na área, além da larga experiência de 20 anos em treinamentos voltados para cartórios.

O curso é de grande importância para o dia a dia nos balcões dos cartórios, tendo em vista que os participantes terão mais qualificação para a análise de documentos e assinaturas, evitando, assim, a aceitação de documentos adulterados ou alterados, que não contenham os caracteres morfológicos de segurança.

“É um curso bem prático, que eu formatei para os verificadores rápidos de documentos em balcões de cartórios. Nosso objetivo é ajudar esses profissionais a identificarem os documentos oficiais de identidade. Quem se aproxima no cartório tem que ser identificado, seja para ter uma fotocópia autenticada ou um outro procedimento mais complexo. Em resumo, esse curso trata de como verificar com a maior certeza possível se o documento é verdadeiro utilizando técnicas que desenvolvi ao longo desses anos de carreira”, destaca o ministrante Dr. Luiz Gabriel Costa.

A presidente da ANOREG-PI, dra. Fernanda Sampaio, ressalta a importância do desenvolvimento da técnica de identificação de documentos falsos nos cartórios do Estado. “Hoje em dia existem falsificações muito aprimoradas, que o tabelião ou seu escrevente não têm condição de identificar a olho nu. Esse curso é justamente para preparar esses profissionais a terem mais técnica e poder identificar esses problemas no dia a dia. Nos cartórios de Teresina existem um número expressivo de casos de falsificações”, afirma a presidente da ANOREG-PI.

No final do curso, o palestrante e a ANOREG-PI sortearam lupas e estojos para capturas de impressões digitais para os cartórios presentes.