Iniciou-se na tarde de ontem, quarta-feira (27/11), a XXI edição do Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, em Aracajú (SE), o qual é promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Sergipe (Anoreg/SE).

A ANOREG/PI está presente no evento representada pela sua presidente, dra. Fernanda Sampaio, que foi acompanhada do consultor jurídico e da tesoureira da associação piauiense, dr. Eduardo Nehme e dra. Nayara Sampaio.

Representando os cartórios do Piauí estão presentes, ainda, a tabeliã e registradora titular do 1º Ofício de Pedro II, sra. Fátima Galvão, e a sua substituta, dra. Vyrna Galvão, além da tabeliã substituta do 3º Ofício de Notas e Protestos de Teresina, dra. Irlane Rocha.

O Congresso iniciou com a realização de Debates Acadêmicos. O doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Hércules Benício, foi o mediador da mesa. Já as apresentações foram ministradas pela mestre em Direito Civil pela PUC-SP, Patrícia Ferraz; pelo doutor em Direito Civil pela USP, Christiano Cassetari; pelo mestre e doutorando em Direito Comercial pela USP, Reinaldo Velloso; e pelo doutor em Direito Administrativo pela PUC-SP, Mauricio Zockun.

 

Nesta quinta-feira (28/11) os convidados do evento participaram da apresentação da campanha “Cartórios. Quem Protege Você”, idealizada por Luiz Lara, chairman e sócio fundador da Lew Lara/TBWS, além de membro do Conselho Superior da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap).

Segundo Luiz Lara, a campanha tem como objetivo mudar a história e a imagem dos cartórios. Para ele, a sociedade acredita que os cartórios são lentos, burocráticos e caros, mas isso ocorre por um desconhecimento que só existe porque não há uma comunicação para informar, de forma clara, os inúmeros benefícios que a atividade promove no País diariamente.

A campanha, que foi lançada em São Paulo no primeiro semestre de 2019, será apresentada para todo o Brasil ainda este ano – por meio da televisão, internet, rádio e demais veículos de comunicação.

O evento segue com outros temas importantes para as serventias: o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados na atividade notarial e de registro; a importância da integração de centrais extrajudiciais com o mercado e com o Poder Público; a atuação dos cartórios no combate à lavagem de dinheiro; os cartórios e a transformação digital, dentre outros.

O XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro se encerra nessa sexta-feira (29) com uma palestra do Ministro Luiz Fux (Supremo Tribunal Federal), que antecede a confraternização dos participantes.

Notícias Relacionadas

Associação dos Notários e Registradores do Estado do Piauí

anoregpi.org.br

(86) 3221 - 3166

Centro Empresarial Shopping Rio Poty – Torre 1 – Salas 515 e 516

Rua Mato Grosso, nº 720 – Porenquanto

Teresina – PI CEP 64000-710

Copyright @2019 | ANOREG/PI