IMG-LOGO
(86) 99422-6499

A ANOREG-PI participa do lançamento do aplicativo Regina, que fará registro de imóveis em minutos no Piauí

29 de junho de 2021

A Presidente da ANOREG-PI, Fernanda Sampaio, e representantes de cartórios de registro de imóveis do Piauí participaram ontem, segunda-feira (28), do lançamento do aplicativo Regina (Registro de Informações Agrárias). O aplicativo Regina foi lançado oficialmente pelo governador Wellington Dias e o diretor-geral do Interpi, Chico Lucas.

O aplicativo é, provavelmente, o primeiro sistema digital do Brasil que permite o encaminhamento e a recepção de títulos para registro de forma digital, conectando, simultaneamente, o Interpi (Instituto de Terras do Piauí), a CERIPI (Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Piauí) e qualquer cartório de registro de imóveis que esteja utilizando o sistema.

“A ANOREG-PI reconhece a importância do sistema Regina para os serviços de registro de imóveis do Estado e sugere que todos os oficiais de registro do Piauí façam a sua adesão. O aplicativo Regina está à disposição de todos os cartórios de registro de imóveis que trabalham com títulos do Interpi e desejem adotar o sistema”, destaca Fernanda Sampaio, presidente da ANOREG-PI.

Na solenidade de lançamento do sistema Regina, a Presidente da ANOREG-PI foi homenageada pelo Governo do Estado do Piauí em razão da sua parceria e dedicação com o avanço da regularização fundiária e da implementação do sistema Regina.

Também foi homenageada a registradora Maria Hilda Feitosa, titular do 1º Ofício de Registro de Imóveis da cidade de José de Freitas, cartório piloto do sistema Regina, além do seu substituto José Feitosa, e a oficial interina Flávia Macília, que disponibilizou o 9º Ofício de Registro de Imóveis da capital para participar da fase de testes do app.

 

Beneficiados

Os principais beneficiados com o programa são os agricultores familiares, os povos e comunidades tradicionais e investidores, levando agilidade, segurança na transação, proatividade e economia.

“Estamos dando um passo muito importante para o estado do Piauí. A não-regularização fundiária, tanto na área urbana quanto rural, era uma pedra no caminho para o desenvolvimento. Por isso, desde 2003, já conseguimos regularizar cerca de quatro milhões de hectares e temos dois milhões em fase bem avançada. Então, é um passo que queremos para todo o estado, caminhar na linha da modernização”, afirmou o governador.

De acordo com Chico Lucas, diretor do Interpi, o aplicativo concentra informações, permitindo o registro de imóveis de forma rápida e segura. “A grande questão do Regina é concentrar informações de vários sistemas e colocar isso de maneira estruturada e rápida, ou seja, a pessoa que precisa transferir um imóvel poderá fazer de qualquer lugar, a qualquer hora e no futuro poderá fazer a transação imobiliária até pelo celular. O mais importante é interoperabilidade, a agilidade, a transparência e segurança na transferência dos registros de imóveis, o que antes era feito em meses, anos, podemos resolver em minutos agora”, revelou o diretor.

Cartório Modelo (José de Freitas)

O gestor acrescentou que o aplicativo já passou por testes no município de José de Freitas. “Fizemos um teste em José de Freitas, no qual transferimos dezenas de imóveis em uma hora, isto é, cada transferência demorou menos de cinco minutos. Então o que era feito à mão será tudo eletrônico”, ressaltou Chico Lucas.

Grattyelle Teles, diretora do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental do Piauí (CGEO), da Semar e Interpi, destacou que, por estas características e benefícios garantidos, o sistema de Registro de Informações Agrárias já vem sendo chamado de “Pix dos Cartórios”.

“O Regina tem um caráter, não só de assessorar as tarefas operacionais, mas ajuda o Interpi no planejamento de suas ações. Permite ter toda a parte de registros territoriais e históricos do Piauí, ter todas as informações sobre imóveis e assentamentos, contando com um processo totalmente eletrônico. Então, ele congrega essa série de informações e permite que o Interpi estreite esse caminho com os cartórios, se comunicando com outros sistemas máquina-máquina e isso elimina erros”, detalhou a diretora.

 

Homenagem

O nome da nova ferramenta tecnológica representa uma homenagem à ex-diretora setorial, Regina Lourdes, que faleceu em março passado vítima da Covid-19, poucos meses antes da finalização do aplicativo, representada pelo esposo, Manoel Costa, e pela filha da servidora, Patrícia Costa. “Nos sentimos muito orgulhosos com essa linda e significativa homenagem, nossa Regina certamente está feliz com essa conquista”, disse Patrícia